Etiqueta para casamentos em um mundo digital

By 21/08/2015Casamentos
Fotógrafa de iPad

As preocupações nos casamentos foram as mesmas durante décadas – “tenho que convidar fulano?”, “posso ir de curto?”, “preciso passar de mesa em mesa?”, etc.

Mas com a invenção dessas telinhas que nos acompanham em todos os lugares, existe todo um mundo de novas preocupações e cuidados que temos que tomar, seja como noivos, seja como convidados. Afinal de contas todo mundo está lindo, bem vestido, maquiado, em um lugar cheio de flores e coisas deliciosas, não tem como não se empolgar e querer compartilhar tudo com o mundo.

Noivos

Não importa o quanto vocês não gostem de redes sociais, não tem como impedir as pessoas de se empolgarem no Facebook e Instagram. O que vocês precisam saber é que vocês podem mudar suas configurações no Facebook para que os posts onde vocês forem tagueados não apareçam automaticamente para todos os seus amigos, o que dá um certo controle sobre a sua privacidade. Só lembrem-se de fazer isso antes.

Facilitem a vida dos convidados – criem uma hashtag do seu casamento e incentivem todo mundo a postar as fotos no Instagram. Isso também facilita a vida de vocês para encontrar todas as fotos em um só lugar e para ver partes do seu casamento que provavelmente vocês não viram.

Caso vocês tenham muitos amigos que moram longe e não poderão participar do casamento, é uma ideia bacana fazer uma transmissão ao vivo da cerimônia pela internet. Contrate um profissional para fazer isso para não sobrecarregar nenhum convidado com essa responsabilidade.

Mudar o status do relacionamento no Facebook no altar não vai parecer tão legal em dez anos. #prontofalamos

Save the dates podem ser enviados por e-mail, mas ainda é delicado e educado convidar as pessoas com convites impressos. Mais delicado ainda é escrever cartões de agradecimento à mão.

Compartilhe as fotos do seu casamento com seus amigos, especialmente as fotos em que eles aparecem. A maioria dos noivos nunca compartilha as fotos com os convidados, o que faz com que eles sintam que precisam tirar suas próprias fotos.

Convidados

Primeiro e mais importante: iPads e tablets não foram feitos para tirar fotos! Ninguém quer sentar atrás de você para assistir o casamento pela tela do seu tablet.

Não atrapalhe o trabalho dos fotógrafos e da equipe de filmagem e isso inclui não tirar fotos com flash durante a cerimônia.

Não poste fotos dos noivos se elas não forem incríveis. Ninguém quer que sua primeira imagem para o mundo como recém casados seja uma foto ruim, borrada ou em situações constrangedoras.

Antes de postar, lembre-se que tem pessoas que não foram convidadas para o casamento que estarão vendo seus posts.

E você, é contra ou a favor as pessoas usarem celulares e redes sociais em casamentos?

Leave a Reply